Social Selling: Aumente suas Vendas com essa Estratégia em 2022
Todos os dias passamos vários minutos e até horas consumindo conteúdo de mídia social. Neste artigo, você aprenderá como a venda social cria grandes oportunidades de negócios ao interagir com os usuários dessas redes.
Atrair clientes é um dos pontos fundamentais para o sucesso e sobrevivência de um negócio. Afinal, não adianta ter bons produtos e serviços sem que alguém os consuma.
Na era da tecnologia, empresas e agências de marketing digital têm explorado cada vez mais as mídias sociais como fonte de aquisição de clientes. Isso porque essas redes possuem um grande número de usuários que interagem entre si, compartilhando detalhes e dados sobre seu comportamento, necessidades e hábitos de consumo.
Presença em redes como LinkedIn, Facebook e Instagram facilita o processo de prospecção e relacionamento com potenciais clientes, pois as campanhas e conteúdos criados podem ser integrados aos feeds e posts dos usuários de forma mais natural e espontânea, em comparação com outras abordagens de vendas mais diretas.
Esse é justamente o conceito de Social Selling: empresas que estão presentes nas redes sociais para interagir com o público e entender suas necessidades e propor soluções por meio de conteúdos relevantes e informativos, construindo assim um relacionamento que as vendas futuras possam desenvolver.
Quer saber mais sobre Social Selling? Veja o artigo na íntegra!
O que você vai ler sobre Social Selling:
O que é Social Selling em 2022?
A expressão Social Selling pode ser traduzida como Venda Social e se baseia na criação e desenvolvimento de relacionamentos genuínos e autênticos com usuários de redes sociais como parte do processo de vendas.
Atualmente, com a grande popularização das redes sociais, a estratégia de Social Selling tem sido amplamente aplicada em ambientes on-line como LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook, dentre outras mídias sociais. É bastante comum ver perfis de empresas interagindo com usuários nas redes para, por exemplo, tirar dúvidas.
Além disso, o método de Social Selling é bastante usado por empresas que operam no modelo de negócios B2B, ou seja, Business to Business, em que uma empresa fornece produtos e serviços para outras empresas.
Diferente da ideia de hard sell, em que o contato comercial é direto e incisivo, a estratégia de Social Selling foca em uma abordagem mais moderada e sutil por meio, por exemplo, de interações, curtidas e comentários em posts de usuários de uma determinada rede social e criação e publicação de conteúdo informativo como textos, fotos e vídeos publicados no feed.
Qual a diferença entre Social Selling e Social Media Marketing em 2022?
Os conceitos de venda social e marketing de mídia social costumam ser confundidos, mas essas duas estratégias têm objetivos diferentes.
Em geral, a venda social funciona como uma técnica para alavancar as vendas de mídia social para gerar engajamento e engajar clientes em potencial. A estratégia de marketing de mídia social, por sua vez, visa atingir metas de marketing e de marca ou reconhecimento de marca por meio do compartilhamento de conteúdo.
Em suma, o objetivo do Social Selling é vender mais através da construção de relações de confiança com os usuários das redes sociais, enquanto o método de Social Media Marketing visa promover a empresa e suas marcas, apresentar e divulgar serviços e produtos por meio da criação de conteúdo.
Como implementar a estratégia de Social Selling?
Para construir uma relação de confiança com os leads, também chamados de clientes em potencial, é importante pensar em uma estratégia eficiente. Veja 3 dicas para colocar o Social Selling em prática e impulsionar as vendas do seu e-commerce:
Foco no Relacionamento
É bem fácil identificar uma empresa que está apenas tentando vender um produto ou serviço e uma empresa que tem a preocupação de entender necessidades e fornecer soluções por meio de uma interação mais casual e sutil.
Esse foco dado à construção de uma relação de confiança com um cliente potencial, antes de se preocupar em fechar vendas, é o grande diferencial do método de Social Selling.
Conteúdo Útil
Estabelecer uma relação de confiança com os leads, passa por implementar uma estratégia de marketing de conteúdo que solucione problemas e satisfaça as necessidades desse público-alvo antes de realizar qualquer oferta ou tentativa de venda.
A criação de conteúdo para redes sociais que agregue valor também contribui para gerar leads mais qualificados e informados sobre as características dos produtos ou serviços da empresa, o que pode acelerar a jornada de compra e o funil de vendas.
Aplicação de CRM e Métricas
Faça uso de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management, ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) para gerenciar o histórico de compras de clientes e dados sobre a interação de clientes potenciais que podem auxiliar na conversão desses leads nas redes sociais.
A análise das métricas das redes sociais também é importante para verificar os resultados alcançados e poder fazer ajustes e melhorias na estratégia de social selling.
Dentre as métricas existentes, algumas das mais importantes são o LTV (Lifetime Value, ou em português, Tempo de vida do cliente), que avalia quanto e quanto tempo os clientes passam na sua empresa, e o CAC (Customer Acquisition Cost). , ou em português, Customer Acquisition Cost) mostrando o investimento médio para adquirir um cliente.
Social Selling para prospects B2B no LinkedIn
O LinkedIn é a rede social perfeita para prospects B2B porque possui uma grande base de usuários de negócios e pessoas em posições de autoridade na tomada de decisões sobre aquisições de negócios.
Ao criar uma Company Page e ferramentas como o Sales Navigator, é possível acessar e segmentar o público com base em dados como cargo e departamento do usuário na empresa em que trabalha.
Isso é extremamente eficiente para atingir os tomadores de decisão de negócios e alavancar a estratégia de aquisição de clientes B2B.
Além disso, também é possível utilizar a ferramenta LinkedIn Pulse para criar e publicar artigos com notícias, notícias de mercado e outros conteúdos relevantes na rede social para gerar valor e qualificar leads.
Outra dica valiosa para a estratégia de social selling B2B no LinkedIn é participar de grupos e engajar-se em postagens e discussões com soluções para solucionar problemas e atender às necessidades de potenciais clientes.
O que é o Social Selling Index em 2022?
O Social Selling Index (em português, Índice de Vendas Sociais) é um índice criado pelo LinkedIn para medir a eficiência da aplicação da estratégia de Social Selling na rede. Essa ferramenta atribui uma nota de 0 a 100 com base nas atividades desenvolvidas pela empresa no LinkedIn.
Para obter um bom índice, é importante aplicar os 4 pilares de Social Selling segundo o LinkedIn:
Criar uma marca profissional;
Focar em clientes potenciais;
Interagir por meio de conteúdo relevante;
Construir relações de confiança.
Segundo estudos do próprio LinkedIn, um índice de Social Selling alto está fortemente relacionado ao cumprimento de metas de vendas. O índice é atualizado todos os dias e pode ser visualizado de forma gratuita.
Quais os benefícios do Social Selling em 2022?
Interagir com leads e informá-los com um conteúdo valioso e relevante sobre soluções para dificuldades, causa um impacto positivo na imagem da empresa. Veja 3 benefícios do Social Selling:
Conhecer melhor o público-alvo
Antes de iniciar a produção de textos, vídeos e outros conteúdos, a empresa deve pesquisar e mapear quais são os desejos e questões do público-alvo em relação a sua área de atuação. Isso permite que a empresa identifique oportunidades para demonstrar como seus produtos ou serviços podem resolver problemas enfrentados pelos clientes em potencial.
Relação Duradoura
Ao elaborar postagens focadas nas necessidades dos leads e responder demandas e dúvidas com soluções, a empresa estabelece e aprofunda o vínculo com os usuários das redes sociais e passa a ser considerada uma opção confiável para compras futuras.
Acelerar o Funil de Vendas
Uma participação constante nas redes sociais faz com que a empresa esteja presente ao longo da jornada de compras dos leads. Assim, educar e informar a audiência com um conteúdo produzido para cada etapa do funil de vendas qualifica os leads, que se sentem mais seguros para tomar a decisão de compra com base no conteúdo consumido.
Aplique o Social Selling para impulsionar suas vendas!
Neste artigo, você aprendeu que Social Selling é uma eficiente estratégia para e-commerces estarem presentes em redes sociais e serem vistos pelos usuários como empresas preocupadas em criar relações de confiança antes de uma abordagem comercial mais direta.
Para implementar o Social Selling com excelência, o foco deve estar na interação com os usuários e usuárias dessas redes sociais e no compartilhamento de conteúdo relevante que responda dúvidas e solucione dificuldades do público-alvo.
Assim, é possível criar uma relação de confiança com os leads e abrir caminho para ofertas comerciais mais sólidas e embasadas.
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