Qual a diferença entre Marketing Digital e mídias sociais?

A era da tecnologia trouxe consigo uma série de mudanças que tornam o cotidiano do especialista em marketing digital e mídias sociais atarefado. Isso acontece porque, apesar de parecerem sinônimos, os segmentos mencionados não são idênticos, mas sim cruciais para o desenvolvimento da empresa.

Por serem palavras com significados semelhantes, Marketing Digital e Mídias Sociais acabam sendo confundidos e, tecnicamente, um profissional pode se especializar em ambas as áreas, mas dificilmente obterá êxito se não souber diferenciá-las.

A relação entre Marketing Digital e Mídias Sociais está justamente no fator internet, afinal, ambos dependem da World Wide Web, os mecanismos de busca e da existência dos clientes interessados no nicho a ser explorado.

Assim como é ensinado na faculdade de vendas e marketing, para atuar como social media é necessário ter conhecimento em Marketing Digital, enquanto para se considerar um bom profissional de Marketing Digital, é prudente conhecer as mídias sociais.

Quer saber mais sobre a diferença entre Marketing Digital e Mídia Sociais? Continue lendo o conteúdo abaixo.

O que é mídia social para que serve?

Mídias Sociais é o nome popular dado às redes sociais. Através de Marketplaces, postagens de vídeos, imagens e textos, elas se tornaram uma das principais fontes de comunicação, divulgação e compras.

Por conseguir chegar aos lares internacionalmente de mais de bilhões de pessoas, entender como lidar com essas ferramentas vem se tornando parte imprescindível do curso de gestão de marketing e branding, ensinando como usar as redes sociais a favor da companhia.

São consideradas mídias sociais, por exemplo:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Pinterest;
  • WhatsApp;
  • Youtube.

Toda e qualquer plataforma voltada à interação com o público, pode ser considerada uma mídia social. Assim, os próprios blogs são denominados mídias sociais (não uma rede social, necessariamente).

 

O que é social media e porque é importante?

O profissional de social media é o especialista em mídias sociais, logo, ele está apto a coordenar uma área especificamente responsável por administrar as redes sociais e gerenciar os conteúdos publicados por uma empresa em tais plataformas.

Esse profissional pode ser formado em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing, Rádio, TV e Internet, mas também há conteúdos e semestres voltados à administração das mídias sociais no curso gestão de startups.

O especialista em mídias sociais entende as métricas aplicadas por cada uma das mídias sociais, ajustando o conteúdo de acordo com as “regras” estabelecidas, assim fazendo crescer o engajamento gerado pelas imagens, vídeos e textos.

Todas as redes sociais possuem métricas e interesses de entrega diferentes, por isso o social media acaba estudando periodicamente as novas regras a serem aplicadas durante a produção e postagem de todos os conteúdos.

Esse processo auxilia a manter o engajamento nas postagens, produzindo números e um alcance bom em suas respectivas plataformas, o que atrai mais leads e, consequentemente, um público de clientes fidelizados ainda maior.

 

Para que serve o marketing digital?

Marketing Digital é o nome da área especificamente criada para administrar e cuidar da divulgação e posicionamento online de uma empresa. Os profissionais especializados neste segmento lidam, principalmente, com o rankeamento em plataformas de busca.

Como explicado no curso de empreendedorismo a distância, o marketing digital é, nos dias de hoje, uma das formas mais eficientes de divulgar uma empresa e atrair novos leads para o funil de vendas.

Sendo assim, o profissional de marketing digital precisa entender como os mecanismos de busca funcionam e quais os critérios para rankeamento. Uma das técnicas mais utilizadas no dia de hoje é através do SEO (Search Engine Optimization), ou seja, o processo de otimização para os motores de busca.

Entende-se que o formato do conteúdo, a diagramação de um site e a produção dos vídeos podem afetar a entrega dele para o público, pois elas devem respeitar as “regras” do Google, por exemplo.

O especialista em Marketing Digital estuda cada um dos critérios e os aplica no website e nos conteúdos publicados, atingindo uma maior quantidade de possíveis novos clientes.

 

Qual a diferença entre Marketing Digital e mídias sociais?

De forma bastante técnica, as mídias sociais são um dos segmentos envolvendo o Marketing Digital, pois todo o processo de divulgação realizado pela companhia precisa ser feito em vários âmbitos, assim, as redes sociais também precisam estar incluídas nesse pacote de serviços.

A diferença mais expressiva está nas funções. Um especialista em mídias sociais não necessariamente estará ligado ao processo de SEO na elaboração de um site, ou de métricas para websites.

Assim como ensinado no curso de gestão de startups e empreendedorismo digital, ambos os segmentos devem trabalhar em prol do bom rankeamento da empresa nas plataformas de busca, cada qual com suas singularidades.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

The post Qual a diferença entre Marketing Digital e mídias sociais? appeared first on Connect web marketing.



from Connect web marketing https://ift.tt/xNcfHlD
via Connect Web Marketing

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é SEO? Saiba como alcançar o topo do Google com essa técnica de marketing digital em 2022