SEO Local em 2022: O que É e Como Ajuda o sua empresa?
Você já se perguntou como uma empresa consegue aparecer nas pesquisas dos mecanismos de pesquisa locais? Descubra como as estratégias locais de SEO podem te ajudar a atrair mais clientes e se diferenciar dos concorrentes da sua região.
O SEO local é um conjunto de táticas de otimização para que sua empresa apareça nas buscas do Google. Por meio deles, sua empresa pode se tornar referência em sua área e atrair cada vez mais clientes.
De acordo com algumas pesquisas, 46% de todas as pesquisas no Google são para informações locais. Diante disso, fica claro que existe uma porcentagem significativa de usuários interessados em buscas locais. São eles que podem te ajudar a conseguir uma boa posição nos resultados do tráfego orgânico.
O SEO local é sem dúvida uma grande oportunidade para o seu negócio ter mais visibilidade, gerar tráfego e até atrair mais clientes para a sua loja de varejo.
Porque pensando em ajudar você a melhorar os resultados do seu negócio, criamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre SEO local e como usar essa estratégia a seu favor. Continue lendo!
O que é SEO local em 2022?
O SEO local é um conjunto de estratégias de otimização que, assim como o SEO tradicional, visa otimizar sites para os mecanismos de busca. A diferença é que o Local SEO realiza essa otimização para buscas em locais ou regiões específicas.
Se o usuário busca por restaurantes, padarias, cinemas, teatros ou outros, o Google assume que a pessoa pode estar procurando por estabelecimentos próximos a sua localização.
Os usuários também podem pesquisar restaurantes perto de mim, o que faz com que o mecanismo de pesquisa filtre a localização real do usuário para mostrar resultados que correspondam às necessidades do usuário.
Isso também acontece ao pesquisar fora da cidade ou região de origem do usuário. Digamos que você more em Ribeirão Preto, mas está em Campinas e resolve procurar uma cafeteria. O Google vai te mostrar os melhores cafés da região sem necessariamente ter que digitar a cidade onde você está.
Esse tipo de busca geralmente é feita pelo celular, o que facilita para o buscador identificar a sua localização atual.
Outro elemento essencial para o SEO local é um site responsivo que se adapta a qualquer dispositivo móvel. Porque as pesquisas móveis estão aumentando e os usuários móveis tendem a se beneficiar mais das recomendações de localização.
Como fazer SEO local em 2022 para empresas no Brasil?
Para realizar SEO local, é necessário aplicar algumas estratégias de otimização, como qualquer estratégia tradicional de SEO.
Além de aplicar táticas de SEO, é preciso focar no geomarketing, que consiste em aliar a geolocalização ao planejamento publicitário da empresa.
Para isso, você pode recorrer a alguns recursos para divulgar seu negócio na sua região ou até mesmo em algum outro local onde ache que pode atingir mais clientes.
Estamos falando do Google Meu Negócio, que permite inserir informações sobre o seu negócio. Ao fazer isso, o buscador remove os dados locais para serem exibidos na SERP (página de resultados).
6 estratégias locais de SEO
Conheça neste tópico os 6 melhores métodos de SEO local para ajudar seu negócio a prosperar na região onde está localizado:
1 . Google Business
É uma ferramenta gratuita que o Google disponibiliza para mostrar sua empresa em recomendações de locais e em outras ferramentas do Google como o Google Maps e a página de resultados do Google.
É possível cadastrar os serviços que a empresa oferece e incluir o ramo de atividade. Outra vantagem do Google Meu Negócio é a função Google Post, que permite incluir publicações sobre a empresa, assim como nas redes sociais.
Por exemplo, se você estiver organizando um evento ou uma promoção, essas publicações serão mostradas ao usuário quando ele procurar por sua empresa ou estiver próximo.
É importante manter o endereço atualizado. Para saber se o endereço é realmente seu, o Google enviará uma carta com um código de confirmação para validar sua conta.
Além disso, a plataforma fornece mensalmente um relatório referente às buscas relacionadas à sua marca e os acessos às fotos publicadas dentro do Google Meu Negócio. Assim, você consegue ter dados mais completos sobre a situação da sua empresa nas buscas do Google.
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NAP
NAP é a sigla para name, address e phone number, que em português significa nome, endereço e número de telefone.
Quando se trata do SEO local, essas informações são as mais importantes e precisam vir antes de qualquer outra coisa. Após isso, você deve focar em publicações de fotos do local, dos produtos, descrever os seus serviços e produzir conteúdo de qualidade que chame a atenção do público.
É de extrema importância que a sua empresa tenha um site. Afinal, antes de ir até alguma loja, a maioria das pessoas busca informações na internet sobre as avaliações e a qualidade dos produtos ou dos serviços da empresa.
Para que você esteja sempre um passo à frente dos seus concorrentes, mantenha todos os dados e informações do seu estabelecimento atualizados.
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Google Maps
Usamos essa plataforma sempre que precisamos buscar por um endereço de forma rápida. Através do Google Maps, conseguimos identificar a distância de determinado local e até mesmo ver as rotas sugeridas.
Como citamos acima, é através do Google Meu Negócio que a sua empresa consegue aparecer no Google Maps. Com essas duas plataformas, os seus resultados orgânicos em buscas locais serão bem maiores.
Que tal conhecer as informações mais importantes para serem veiculadas no Google Maps? Veja a seguir:
- Preencha o campo site no Google Meu Negócio;
- Insira o endereço completo;
- Adicione os horários de funcionamento;
- Coloque o número de telefone;
- Adicione os eventos que a sua empresa organiza;
- Adicione fotos do local;
- Estimule os comentários e avaliações do seu negócio;
- Adicione uma descrição para que os usuários conheçam brevemente a sua empresa.
- Nos meses em que há feriado(s), o Google manda um e-mail para saber se você deseja alterar o horário de funcionamento. Então, preste atenção nas mensagens!
Todos os critérios que pontuamos aqui são essenciais para otimizar as buscas locais do seu negócio e para conquistar um número cada vez maior de leads (também conhecidos como clientes potenciais).
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Snippets para negócio local
Antes de mais nada, vamos te fazer uma pergunta: você sabe o que é um snippet? Não se preocupe se não souber, pois te explicaremos brevemente do que isso se trata.
Os snippets, ou featured snippets, são conhecidos também como a posição zero do Google e são aquelas caixas de respostas que aparecem no topo dos resultados das buscas. O maior objetivo do snippet é responder às dúvidas dos usuários de forma rápida e objetiva, sem que ele precise acessar a página.
Agora que você já sabe o que é um snippet, é hora de entender qual é a importância dele para as buscas locais do seu negócio.
Para saber se o seu site é relevante para aparecer em um snippet, o Google analisa o conteúdo das suas páginas, coleta informações e verifica se os dados que foram encontrados são úteis para o usuário.
Com a ajuda do Google Meu Negócio e com as informações da empresa que são adicionadas na plataforma, você terá mais chances de aparecer no topo do Google, melhorando o posicionamento do seu site e aumentando a autoridade da sua empresa no buscador.
Dessa forma, é extremamente importante se atentar ao tipo de busca que os usuários estão fazendo na sua região para que você não fique atrás dos seus concorrentes.
Leia nosso artigo sobre Featured Snippet e saiba como alcançar a posição zero do Google.
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Pesquisa de palavra-chave local
Quando queremos encontrar algum estabelecimento em alguma localidade, fazemos uma busca incluindo a cidade que desejamos ao lado do que estamos procurando. Por exemplo: “agência de marketing digital em São Paulo”. Algumas vezes, podemos ser mais específicos ainda pesquisando pelo bairro em vez da cidade.
Se você possui um negócio local e produz conteúdo, recorrer à pesquisa de palavras-chave local é uma ótima opção para saber como se destacar na sua região.
Uma tática que pode te ajudar a ter mais resultados é fazer uma pesquisa por termos relacionados aos locais em cidades próximas a você para entender a forma como os usuários estão buscando. Aí, basta você aplicar nas suas estratégias de conteúdo.
Uma dica importante é sempre optar por palavras-chave de cauda longa (também chamadas de long-tail keywords) como vimos no exemplo da agência de marketing digital. Quanto mais específica for a palavra, mais fácil será ranquear e aparecer nos resultados do Google Meu Negócio.
Além disso, é importante criar uma estratégia de marketing de conteúdo focada em temas relacionados à sua região. Por exemplo, se você tem uma pousada em Itacaré (BA), pode publicar posts com fotos das melhores praias, pontos turísticos e programações de eventos da região.
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Conteúdo para buscas locais
Já falamos que você deve fazer a pesquisa de palavra-chave e investir na produção de conteúdo. Mas quais são os tipos de conteúdo que devem ser produzidos?
Tudo vai depender do seu modelo de negócio. É preciso produzir conteúdos relevantes para o seu nicho e para a sua localidade. Um restaurante pode abordar temas como a gastronomia regional, por exemplo.
Um blog pode falar sobre qualquer tema local, desde que faça sentido para o seu negócio. O exemplo que demos da pousada pode ajudar uma pessoa que pretende abrir uma agência de turismo naquela região.
Um outro exemplo: uma loja de artigos infantis que possui um blog pode dar dicas de decoração para o quarto do bebê e indicar outras lojas locais de móveis e decorações. O blog pode abordar assuntos como maternidade e paternidade, fazer listas com tudo o que um bebê precisa ou dicas para mães e pais de primeira viagem.
Você também pode fazer entrevistas com especialistas locais, que vão falar sobre os assuntos com maior autoridade. Dessa forma, você se tornará referência para os clientes ou para o público-alvo na sua região. Não esqueça de usar as palavras-chave estratégicas para que o seu site seja bem ranqueado nos mecanismos de buscas.
3 Benefícios do SEO Local na atualidade
Precisamos listar quais benefícios do SEO local são mais relevantes para comércios com um local físico de vendas.
Apesar de as pessoas fazerem muitas compras em e-commerces, elas não deixam de frequentar outros lugares como restaurantes, cinemas, teatros, lojas, hotéis, pousadas, consultórios, salões de beleza e mais. Aqui, vamos entender as vantagens dessa estratégia para empresas que recebem clientes fisicamente. Veja 3 vantagens:
- Aumento de Vendas
Otimizar o seu site para o SEO local irá gerar um número maior de visitas, aumentando as possibilidades de conversões de leads para o seu serviço ou produto, além de também atrair clientes para o seu estabelecimento físico, o que gera um aumento real na receita.
- Mais presença on-line
Uma das vantagens do SEO local para qualquer segmento de mercado é impulsionar a sua presença na web. Sabemos que, quando as pessoas precisam chegar até um local, a primeira coisa que fazem é buscar pelo endereço nos aplicativos.
Então, se você usar corretamente as estratégias que já foram citadas nesse artigo, com certeza as suas chances de aparecer nos resultados orgânicos serão bem maiores.
- Atrair novos públicos
Com o SEO local é possível conquistar novos clientes que ainda não conheciam o seu negócio. Anunciar a sua empresa no Google Meu Negócio de forma assertiva e com todas as informações corretas e atualizadas possibilita que as pessoas que estejam próximas da sua empresa possam te encontrar com mais facilidade.
4 Ferramentas para SEO local
Agora, vamos te mostrar 4 excelentes ferramentas que podem te ajudar nessa jornada de SEO local.
- Whitespark Local Citation Finder
A Whitespark Local Citation Finder é uma ferramenta para acompanhar as citações sobre sua empresa e te ajuda a melhorar a classificação e a reputação dela.
As citações referem-se às menções que outras pessoas ou sites fazem sobre a sua marca, quando indicam o endereço da sua empresa ou até mesmo o telefone para contato. A Whitespark também identifica as citações sobre seus concorrentes para que você possa fazer um comparativo.
Além disso, é possível rastrear os rankings da sua empresa em qualquer cidade através de mecanismos de busca como Google, Yahoo e Bing.
- Screaming Frog
O Screaming Frog ajuda a melhorar o SEO local e rastreia problemas no SEO geral, como links quebrados, conteúdos duplicados, analisa títulos das páginas e a meta descrição.
A ferramenta rastreia 500 URLs gratuitamente. Se necessário, você pode comprar a versão paga por € 149,00/ano para acessar URLs ilimitadas e os recursos avançados.
- Moz
Ganhe mais clientes e visibilidade com a ferramenta de gerenciamento local da Moz Local. Ela faz a sincronização constante das suas listagens, como site, aplicativo e mídias sociais, identifica fotos e dados necessários para completar e organizar o seu perfil.
Com ela, é possível publicar informações e atualizações de listagens locais no Google e no Facebook. Além disso, ela oferece relatórios e insights com índices de visibilidade local e sua pontuação de presença on-line.
- Buzzstream
O Buzzstream te ajuda a fazer o trabalho de link building sem precisa gastar muito tempo fazendo planilhas. Com ele, é possível construir um bom relacionamento com influenciadores locais para fazer a distribuição do seu conteúdo e aproveitar as vantagens do marketing de influência.
Entendeu como o SEO Local funciona em 2022? Cadastre-se nas ferramentas que sugerimos e comece a ter resultados!
Gostou do que aprendeu neste artigo? Esperamos que você tenha anotado todas as dicas, pois elas podem dar um novo impulso ao seu negócio.
Como você viu, existem ótimas ferramentas para otimizar a busca local e gerenciar o SEO local. Se você ainda precisa de suporte profissional, entre em contato conosco! A Connect web marketing tem mais de 15 anos de experiência em estratégias de SEO e pode te ajudar a aumentar o potencial de vendas do seu negócio.
Fale conosco e solicite uma reunião com um de nossos especialistas.
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