Qual o valor de um aplicativo de celular em 2022

Se você chegou até aqui, já sabe que os aplicativos são cada dia mais populares e relevantes, até porque mais de 90% do tempo utilizado em dispositivos móveis é dedicado a aplicativos. Saber o orçamento necessário para criar um aplicativo é essencial para o planejamento de negócios de aplicativos. O ponto mais importante que devemos considerar é que não apenas o preço do desenvolvimento deve entrar no orçamento, mas também quanto custa manter um aplicativo em execução, disponível para o público.

Servidores, serviços de terceiros como geolocalização, pagamentos no aplicativo, autenticações por SMS, API para chats e notificações, SDKs para anúncios e outras funções também acarretam em custos contínuos além das horas de desenvolvimento que levará para construir um aplicativo. 

Não se preocupe porque vamos deixar claro para você tudo o que você precisa entender sobre o custo de ter um aplicativo para sua empresa ou negócio. Este artigo está dividido em custos de desenvolvimento e os custos de manutenção de aplicativos, acompanhe.

aplicativos mobile
aplicativos mobile

Entenda quanto custa criar um aplicativo

A primeira coisa que precisamos entender são os tipos de aplicativo: nativo, híbrido ou webapp. O tipo webapp, é um site responsivo otimizado para funcionar em dispositivos móveis. Simples assim. A diferença entre os aplicativos nativos e híbridos já é um pouco mais complexa. 

Aplicativos nativos e híbridos são aplicativos projetados para serem baixados e instalados nos celulares e tablets. O pré-requisito para isso é que eles sejam publicados nas lojas de aplicativos ou tenham o arquivo .apk disponível.

Embora tudo pareça igual, um aplicativo nativo tem uma forma de desenvolvimento diferente da de um aplicativo híbrido. Os nativos são únicos, ou seja, possuem linguagens de programação e outras necessidades tecnológicas dedicadas à uma plataforma. Por isso existem os desenvolvedores Android e iOS: ambos são desenvolvedores mobile, mas cada um desenvolve para uma plataforma.

Isso justifica o maior custo do desenvolvimento nativo, pois exige mais horas de desenvolvimento e mais profissionais. 

Por outro lado, os aplicativos híbridos são construídos sob a mesma linguagem de programação e exportados para serem executados em diferentes plataformas. Ou seja, é construído um mesmo código mesmo para plataformas diferentes. Portanto, o valor deste aplicativo acaba sendo mais barato em relação aos aplicativos do tipo nativo.

 

Quanto custa a hora de desenvolvimento de um site?

As etapas para desenvolver um aplicativo incluem construir as telas, o design, codificar o aplicativo e iniciá-lo em plataformas de download de aplicativos. Apenas a fase de desenvolvimento nativo de um aplicativo Android e iOS requer pelo menos 6 profissionais, excluindo designers, gerenciamento de projetos e equipe de qualidade.

Portanto, o tempo de criação do aplicativo não é rápido, pois há muitas etapas que também envolvem sua participação na validação. Em média, leva 3 meses para um aplicativo, seja híbrido ou nativo, ficar pronto aqui na Connect Web Marketing. Aplicativos híbridos construídos em Flutter custam cerca de 33.000 reais por mês, considerando o pagamento da equipe, tecnologias necessárias e especializações.

No entanto, cada aplicação tem suas especificidades, algumas mais complexas que outras. Por isso, há projetos que demandam muito mais tempo de dedicação, o que torna seu valor de desenvolvimento proporcional. Quando você precisa construir uma API, como no caso de aplicativos compartilhados de bicicletas e patinetes, a complexidade aumenta. 

 

Qual o valor para manter um aplicativo ativo?

Um aplicativo depende de outros fatores além do desenvolvimento. Para armazenar informações do usuário, seu aplicativo irá precisar de um banco de dados. Este, por sua vez, é armazenado em um servidor que irá gerar seus respectivos custos. 

Mas antes de chegar lá, ainda temos o custo de manter o aplicativo nas lojas. As taxas precisam ser pagas para iniciar o arquivo .apk na Play Store e na App Store. A Apple Store cobra uma taxa anual de US$ 99, enquanto o Google com a Play Store cobra uma taxa única de US$ 25. E a principal exigência das plataformas é que é necessária uma conta de desenvolvedor para publicar um aplicativo. 

Google Play Store
Google Play Store

Alguns outros custos possíveis de manter ativo um aplicativo são serviços como:

 

  • SMS 
  • Serviço de Notificação Push 
  • Geolocalização 
  • Gateway de Pagamento 
  • Anúncios no aplicativo 
  • Equipe de customer success (sucesso do cliente/usuário)
  • Equipe de Suporte para o Aplicativo 

 

É importante lembrar que todo projeto de aplicativo terá suas próprias características, então pode ser que em alguns casos todos esses requisitos sejam necessários, em outros apenas alguns ou pode precisar de recursos completamente diferentes. Portanto, o documento de requisitos de software é muito importante para mapear os custos de ferramentas terceiras necessárias. 

Vamos entender como esses recursos utilizados:

 

SMS:

Por motivos de segurança do usuário, o SMS é usado para enviar tokens (códigos) de autenticação para verificar a autenticidade dos usuários ou para validar um cadastro realizado. 

Portanto, se o seu espaço de aplicativo tiver cadastros de usuários, o serviço de SMS será incluído no custo do aplicativo.

Notificações Push:

As notificações push são excelentes ferramentas de comunicação e engajamento do usuário. Dependendo do seu aplicativo, entre outras coisas, ele pode enviar mensagens quando uma etapa for concluída ou até mesmo um cupom de desconto que está disponível. 

notificação PUSH
notificação PUSH

Como essa é uma funcionalidade ligada ao aplicativo, é provável que o serviço esteja presente no escopo do seu aplicativo.

 

Geolocalização:

Um dos ramos de aplicativos mais populares hoje é os de mobilidade urbana, como o Uber para solicitar transporte de carro. Estes são um exemplo de aplicativo que requer integração com API de geolocalização. Portanto, todos os aplicativos que exigem uso de ferramenta geográfica exigem esse serviço de terceiros, que podem ser da própria Google ou Mapbox.

 

Gateway de pagamentos:

Seja um mobile-commerce, um jogo para celular, um aplicativo com monetização por assinatura ou outros, os pagamentos no aplicativo são essenciais. Tal funcionalidade requer integração com uma API de gateways de pagamento,ou seja, de um sistema que faz a ponte de comunicação entre bancos, operadoras de cartões e clientes com os aplicativos.

 

Anúncios:

Uma das formas mais comuns de monetização dentro dos aplicativos são os anúncios. Para que eles entrem em vigor, o SDK deve ser incluído no código dos aplicativos. SDK é um kit de desenvolvimento de software em que cada tipo terá sua funcionalidade, e para rodar anúncios e gerar monetização dentro do aplicativo é necessário ser atribuído.

 

Equipe de customer success:

Os usuários usam aplicativos que oferecem solução de problemas. No entanto, podem surgir problemas ao longo do caminho que serão resolvidos pela equipe de atendimento ao cliente. 

As fintechs, por exemplo, exigem muito desse serviço, pois as operações financeiras podem causar problemas e levantar dúvidas nos usuários a qualquer momento. Portanto, uma equipe do aplicativo qualificada e bem preparada deve estar pronta para garantir que o cliente permaneça na plataforma e mantenha o plano de negócios.

 

Time de suporte:

Todas as plataformas são afetadas pelos conhecidos “bugs”. A equipe de suporte no desenvolvimento existe para antecipar todos os possíveis bugs no código de programação e evitar que eles cheguem às mãos dos usuários. No entanto, nem todos são previsíveis. 

É por isso que é importante ter uma equipe de suporte de aplicativos para diagnosticar e corrigir bugs, especialmente se seu aplicativo for um MVP.

 

Por fim, quanto custa ter um aplicativo?

A criação de aplicações envolve diferentes profissionais no desenvolvimento, o que justifica o tempo de preparação de 3 meses ou mais. Tudo depende do nível de complexidade tecnológica do app. 

Aqui na Connect Web Marketing, o investimento para criar um aplicativo é definido a partir do projeto do cliente, cada orçamento é realizado com necessidades do seu aplicativo e por isso é importante entrar em contato para entendermos sua proposta e apresentar o valor para sua empresa. 

Definir o plano de negócios e o escopo do aplicativo (quais funcionalidades, comportamento esperado do aplicativo, tipo de desenvolvimento, etc.) é o primeiro passo para a realização do projeto. 

Solicite seu orçamento com a Connect Web Marketing agora, sinta-se à vontade para entrar em contato com nossa equipe de atendimento e saber mais!

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