5 ferramentas para ajudar sua landing page
Dentro do Inbound Marketing, a landing page exerce um papel fundamental. Trata-se de uma página criada exclusivamente para capturar dados dos visitantes e convertê-los em leads.
Leads são potenciais clientes que em algum momento demonstraram interesse pelos conteúdos da empresa. O comportamento do consumidor moderno mudou e antes de tentar vender alguma coisa, a empresa precisa estabelecer um relacionamento com ele.
São pessoas que estão ávidas por informação e elas precisam confiar na marca, antes de comprar qualquer produto ou serviço. Para se relacionar com essas pessoas e conquistar a confiança delas, é necessário oferecer algo de valor.
É neste momento que entra a landing page e todo o processo de captação de leads. Essa página é muito mais simples do que as páginas comuns do site, e tem como objetivo oferecer uma proposta de valor, em troca de informações do visitante.
Pode ser um e-book, uma planilha ou qualquer outro tipo de conteúdo valioso e que estimule o usuário a preencher o formulário de contato presente na página. Mas ela precisa de alguns cuidados para funcionar adequadamente.
Neste artigo, será abordada a relevância da manutenção na landing page, os benefícios que essa página traz e quais ferramentas podem ser usadas no processo.
Importância da manutenção na landing page
Como dito anteriormente, a landing page é uma página que tem como propósito oferecer algo de valor para o visitante em troca de seus dados, fazendo, assim, a conversão do usuário para lead.
É uma página mais simples do que as páginas tradicionais do site, uma vez que o foco é fazer a conversão, sem distrair o usuário. Por essa razão, a página de captura de um buffet para inauguração de loja conta com os seguintes elementos:
- Título e subtítulo;
- Imagem;
- Descrição da oferta;
- Formulário de contato;
- Botão de CTA.
Porém, ao longo do tempo, assim como o restante do site, ela precisa de uma manutenção, principalmente se o objetivo da estratégia mudar com o tempo.
A manutenção permite que a página seja acessível pelo celular, por isso, páginas de captura que foram construídas com design para desktop, devem ser atualizadas para o layout responsivo.
A manutenção garante que ela respeite a identidade visual do site, visto que mesmo sendo necessário investir em uma paleta de cores atrativa, ainda assim, é ideal que ele esteja dentro das características da marca.
A manutenção também é crucial para garantir a usabilidade da página, de modo que ela seja de fácil navegação e intuitiva. Se o usuário tiver alguma dificuldade para preencher o formulário, ele simplesmente vai desistir.
A desistência prejudica toda a estratégia, por essa razão, é indispensável que a landing page esteja funcionando muito bem.
É dessa forma que o site de um mecânico de manutenção de aeronaves vai oferecer a melhor experiência para os visitantes e alcançar bons resultados no processo de conversão.
Se a página estiver bem estruturada, atualizada e com bom funcionamento, é capaz de trazer muitos benefícios para a empresa.
Benefícios da landing page para os negócios
É um engano minimizar os benefícios da página de captura para transformar visitantes em potenciais clientes. Essa ferramenta é fundamental para os objetivos de marketing digital.
Ela apresenta um conteúdo que engaja a persona do negócio, sendo assim, acaba por beneficiar as estratégias de SEO. Além disso, conferir o número de downloads de uma página traz novas ideias para criar outros materiais para os usuários.
Para aproveitar os leads mais maduros dentro de uma estratégia, a empresa precisa trabalhar com um conceito conhecido como lead scoring. Trata-se de uma pontuação que classifica os potenciais clientes que estão mais próximos de comprar.
O funcionamento é bem simples, pois quanto mais fundo no funil eles estiverem, mais pontos vão receber.
Em outras palavras, se um lead foi convertido com um material de orçamento de aluguel de forno, está mais próximo de comprar do que aquele que converteu com outro tipo de conteúdo.
Se a pontuação estiver muito alta, os vendedores podem se organizar para aproveitar a oportunidade e fechar a venda.
Dependendo do tipo de página de captura e das informações solicitadas no formulário, é possível segmentar os leads, de acordo com o estágio no funil em que se encontram e seus assuntos de interesse.
Essa segmentação aparece em forma de lista usada pelas ferramentas de automação, e por meio delas, é possível impactar as pessoas certas com os conteúdos certos.
Por fim, a landing page é excelente para reduzir o custo de aquisição de clientes, uma métrica que mostra o quanto a empresa está investindo para atrair clientes novos.
Seu custo diminui porque a página oferece caminhos rápidos para conseguir os dados de contatos dos futuros clientes. Com menos tempo de prospecção, a empresa também pode pensar em outras estratégias para atrair mais leads.
No entanto, um fabricante de escada de ferro articulada precisa contar com as ferramentas certas para elaborar a página e aproveitar todos os seus benefícios.
Melhores ferramentas para a landing page
Uma página de conversão precisa reunir algumas características específicas, elas podem ser mais ou menos completas e ajudam a capturar e a fazer a gestão de leads.
Para que ela alcance os resultados ideais, a empresa pode contar com algumas ferramentas específicas. São elas:
1. Lander
Essa ferramenta possui uma interface de fácil navegação e pode ajudar pessoas que estão começando agora. No entanto, apresenta poucas opções de landing pages, algo que pode ser bem problemático para quem já avançou um pouco na estratégia.
Suas funcionalidades podem ser integradas a outros recursos, como Mailchimp, PayPal e chat online.
2. Unbounce
Unbounce é uma ferramenta de landing page mais robusta, sendo muito usada por agências de marketing e negócios de vários setores, como uma empresa de instalação de gnv para carros turbo.
Conta com uma extensa lista de templates prontos, mas também permite que os usuários criem modelos próprios, totalmente do zero.
A maior vantagem desse recurso é que o usuário não precisa ter conhecimento sobre programação ou tecnologia da informação.
É totalmente integrável com outras plataformas importantes e que costumam fazer parte das estratégias digitais das companhias, como WordPress, Pipedrive, MailChimp, Facebook e Marketo.
3. Lahar
Esta é muito mais do que uma simples ferramenta para criação de páginas de conversão, visto que, na verdade, se trata de um excelente software de automação de marketing.
Mas mesmo sendo um recurso robusto, não possui um sistema complexo, muito pelo contrário. Uma empresa de coleta de resíduos infectantes ou qualquer outra pessoa consegue usá-la facilmente, mesmo sem conhecimento sobre TI e programação.
Outro grande benefício é que, além de poder criar a página de conversão de maneira simples e acessível, após o visitante ser convertido, o usuário pode automatizar o conteúdo que será enviado para o contato.
O proprietário da página só precisa determinar a landing page de origem e os dados preenchidos no formulário. Ele também permite criar formulários externos e pop-ups, e em uma única plataforma, é possível agregar outros recursos.
Por exemplo, a empresa pode contar com disparador de e-mail marketing e ainda otimizar as tarefas necessárias para nutrir os leads dentro do funil de vendas. É uma ferramenta Brasileira e permite testes gratuitos por quinze dias.
4. Instapage
O Instapage é um software que se destaca pela facilidade em seu uso. Ela conta com um extenso banco de templates com cerca de setenta opções prontas, mas que podem ser personalizadas de acordo com a identidade visual do negócio e tipo de conteúdo.
Um fabricante de transformador para máquina de costura pode fazer testes A/B e comparar qual versão teve o melhor desempenho, podendo modificar título, CTA, imagem usada, dentre outros elementos.
Pode ser integrada a outros recursos, como Zapier, Salesforce, Marketo e Hubspot, e o usuário escolhe o plano que deseja contratar.
5. LeadPages
Esta é uma das ferramentas de landing pages mais robustas do mercado e oferece modelos prontos e personalizáveis de páginas.
Também conta com outras funcionalidades, como design responsivo para dispositivos mobile, criação de pop-ups e inserção de links para assinatura dentro de texto do blog.
Com ela, um fabricante de porta pallet deslizante não precisa se limitar ao volume de páginas postadas, o profissional não precisa ter conhecimento em programação ou TI e a ferramenta ainda pode ser integrada ao MailChimp, Facebook e Salesforce.
Considerações finais
Capturar leads é um dos principais objetivos das empresas porque são potenciais clientes e representam futuras oportunidades de negócios.
Para atrair essas pessoas e estabelecer um relacionamento com elas, o início de tudo acontece na landing page. Neste artigo, foi abordado um pouco mais sobre essa página e quais ferramentas usar para criá-la com sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
The post 5 ferramentas para ajudar sua landing page appeared first on Connect web marketing.
from Connect web marketing https://ift.tt/bWC2TO8
via Connect Web Marketing
Comentários
Postar um comentário