Instagram Shopping: como abrir uma loja no Instagram
Se você está procurando maneiras de aumentar as vendas online, já pensou em abrir uma loja online no Instagram? Ter um ponto de venda virtual pode ser o impulso que seu negócio tanto precisa!
Uma das principais redes sociais para compartilhar fotos e stories, o Instagram é ideal para quem está construindo um novo público através do uso de vitrines virtuais, além de aumentar sua renda pela internet.
A vitrine virtual no Instagram oferece uma experiência de shopping. O feed pode ser comparado ao ambiente de loja virtual, enquanto os usuários são os potenciais compradores que passam pela sua loja. Quando vemos algo atraente em uma vitrine, naturalmente paramos e passamos algum tempo olhando os produtos. O mesmo vale para o perfil da sua loja, por isso é importante ter imagens que sejam atrativas e cativem os usuários.
Neste post, mostraremos os passos a seguir para você abrir sua loja no Instagram.
Como funciona uma loja online no Instagram?
Antes, quem gostaria de ter uma loja na plataforma sofria com a falta de alguns recursos essenciais para a divulgação de seus produtos, já que no perfil só podia ser colocado um link na descrição e para stories apenas um link por imagem ou vídeo, somente após atingir 10.000 seguidores.
Com a introdução do recurso conhecido como Instagram Shopping, tornou-se possível para um perfil comercial exibir seus produtos sem restrições. Ele cria uma guia de compras e uma guia de marcação de amigos para você catalogar os produtos da sua empresa. Isso permite que você promova seus produtos com mais eficiência e não dependa somente dos anúncios e marketing.
Um dos maiores benefícios que vem com isso é a capacidade de aparecer no Instagram e fazer com que as pessoas venham através do tráfego orgânico para sua loja.
Mas você sabe quais são os requisitos para criar o seu Instagram Shopping? Continue a leitura e descubra com as dicas que preparamos!
Pré-requisitos para ativar o Instagram Shopping: abrindo sua loja no Instagram
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que sua conta deve atender a alguns requisitos do Instagram para ativar o recurso da loja virtual. Não é complicado, mas muitos ficam presos nessa fase porque não sabem o que fazer.
Os padrões exigidos pela rede social são:
- Ter um perfil comercial ou trocar para conta comercial, caso necessário;
- Possuir uma página da empresa no Facebook ou um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios;
- A conta do Instagram deve estar associada à página do Facebook da loja;
- Você só pode anunciar produtos físicos em sua loja virtual;
- Possuir no mínimo 9 postagens de produtos para poder ativar a função.
Com tudo isso de acordo no seu perfil, você estará pronto para abrir a sua loja no Instagram. Basta seguir os próximos passos:
Passo a passo para abrir sua loja online no Instagram
Pode parecer um processo difícil no começo, mas abrir sua loja no Instagram é mais fácil e rápido do que você imagina! Com os passos a seguir você vai abrir sua loja virtual e descobrir que não existe segredo para começar a vender no Instagram.
Vincule sua conta do Instagram à sua conta do Facebook:
Vá para a página da sua empresa no Facebook e clique em “Configurações”. Depois disso, vá para a seção “Instagram” e vá onde diz “adicionar sua conta do Instagram para começar”, logo após, você tem a opção de entrar no perfil.
Digite os detalhes de acesso da sua conta do Instagram, como e-mail e senha. Em seguida, são solicitados dados como telefone e endereço. Preencha-os e seus perfis do Instagram e do Facebook serão vinculados.
Faça o cadastro dos produtos no Facebook para usar o Instagram Shopping:
Para que sua loja virtual funcione no Instagram, os produtos também devem ser cadastrados no Facebook. É nele que as informações do produto são inseridas.
A maneira mais fácil de fazer isso é através da página do Facebook da loja. Clique na guia “Configurações” e vá para “Modelos e Guias”. Verifique se sua página está no modelo de compras e após a verificação, vá em “loja” e ative a guia.
Ao terminar, clique em salvar para que o link da loja fique disponível. Quando você tentar abrir este link, a página solicitará que você configure suas informações comerciais. Digite suas informações comerciais e salve quando terminar.
Uma página com a opção de adicionar um produto irá aparecer. Nesta área você insere informações sobre seu produto, como preço, nome e foto, e as condições do produto, se é novo ou usado. Se sua loja ainda não tiver um site, você ainda poderá fornecer o URL que aponta para a página de pagamento que está usando.
A equipe do Facebook irá avaliar os produtos, portanto aparecerá como “lançamento pendente”. Mas não se preocupe, o processo geralmente não demora.
Assim que os produtos forem aprovados, você será notificado e estará mais perto de abrir a sua loja no Instagram.
Faça a ativação de Catálogo na sua loja do Instagram:
Como já mencionado, os produtos devem aguardar a aprovação do Facebook. Uma vez aprovado, você pode ativar o catálogo no Instagram Shopping seguindo alguns passos, acompanhe.
Vá para Configurações, selecione Negócios e Compras. Se você clicar nesta opção, provavelmente será exibido seu catálogo de produtos, previamente cadastrado em sua página do Facebook, você pode selecioná-lo.
Em seguida, vá ao seu perfil novamente e clique na foto dos produtos que deseja marcar, depois vá em Editar e clique na opção +. A opção de marcar os produtos estará disponível, e então você irá selecionar os produtos correspondentes e salvar as configurações. Você poderá marcar até cinco produtos em cada imagem.
Aplique este processo a novos feeds e postagens de stories e agora seus produtos poderão ser marcados em suas postagens! Lembre-se que para marcar nos stories basta abrir a aba de figurinhas.
Com a sua loja no Instagram você vai aumentar suas vendas, invista!
Invista na criação de conteúdo para o Instagram para que você possa promover seus produtos organicamente. Como já falamos, o Instagram é uma rede social que foca em imagens, então se dedique na hora de produzir fotos dos produtos, faça uma produção de marketing profissional.
Além disso, não adianta só criar o perfil e deixá-lo lá. Cuide do feed do seu negócio como se fosse a sua vitrine. Interaja com seu público e seja criativo, pois um bom conteúdo vai atrair mais clientes e criar proximidade com o público.
Agora que você já sabe como habilitar o recurso de compras do Instagram, não perca tempo e crie seu perfil na sua loja! Suas vendas tendem a aumentar muito através dessa nova plataforma e conte com a Connect Web Marketing para criar estratégias de conteúdo que vão te ajudar a conquistar o tráfego orgânico com eficiência!
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