10 Cases como exemplo para Marketing de Conteúdo em 2022.
Em 2022 Marketing de Conteúdo é o rei, ganha cada vez mais espaço nas estratégias das empresas do Brasil e do Mundo.
Veja exemplos de empresas referências em 2022, que estão fazendo marketing de conteúdo com excelência e aprimorem seus estudos.
O Marketing de Conteúdo em 2022, é o principal pilar da metodologia de Inbound Marketing, ou o reconhecido marketing de atração. Afinal de contas, é através da criação de conteúdo que as três estratégias fundamentais desta metodologia (atrair, engajar e encantar) se sustentam.
A criação de conteúdo pode ser por blog, posts, newsletters, e-books, postagens em redes sociais, materiais gratuitos, entre várias outras opções. Seja qual ou quais tipos você escolher, o objetivo deve sempre girar em torno de oferecer algo relevante e de qualidade.
Saber o que é e como fazer Marketing de Conteúdo em 2022, é só o primeiro passo para ter sucesso com essa estratégia que vem crescendo cada vez mais aos olhos de empresas de todos os portes e nichos.
Mas se você ainda tem dúvidas de como isso funciona na prática, separamos 8 exemplos de Marketing de Conteúdo para você se inspirar e começar a desenvolver algo único e especial para o público alvo do seu negócio.
Leia até o final e surpreenda-se.
Veja 10 exemplos de Marketing de Conteúdo em 2022:
Lista com 10 exemplos de Marketing de Conteúdo atual:
- Nubank
- Red Bull
- Nestlé
- Magalu
- Aff The Hype
- PetLove
- Liv Up
- Nike
- Groove
- Unbounce
Faça o Marketing de Conteúdo para seu negócio e destaque-se.
Lista com 10 exemplos de Marketing de Conteúdo em 2022.
No ano de 2022, existem diversas empresas que estão apostando em Marketing de Conteúdo. E isso é porque, em conjunto com o SEO, essa é uma estratégia eficaz e que traz resultados incríveis.
Veja a lista que preparamos para você com exemplos de Marketing de Conteúdo em redes sociais, blogs, YouTube e mais.
1 – Nubank
A famosa fintech brasileira nascida em 2013, surgiu com um propósito de descomplicar e desburocratizar o cenário financeiro dos bancos no Brasil.
A inovação do Nubank não ficou apenas no produto oferecido, mas em suas ações de marketing e de comunicação com clientes e potenciais clientes.
Considerando que a temática de finanças nem sempre é acessível e fácil de compreender, por meio de seu blog, postagens em redes sociais, vídeos educativos no YouTube e até mesmo comunidades com bate-papo livre, a Nubank também descomplicou e facilitou a abertura para o conhecimento e o interesse das pessoas em finanças.
Trazendo o conteúdo de forma mais acessível para usuários e usuárias, a Nubank é um grande exemplo de como uma marca pode impactar a vida das pessoas e se tornar relevante por meio de conteúdo de valor.
2 – Red Bull
A empresa austríaca fundada em 1984 vai muito além de sua bebida energética. Patrocinadora de atletas e eventos esportivos, é uma empresa reconhecida por suas campanhas de marketing bem sucedidas e slogan inconfundível.
Sendo tão eficiente em marketing, a Red Bull logo percebeu que o investimento em Marketing de Conteúdo não poderia ficar de fora de suas estratégias.
Cercando diversas temáticas de esportes, games e esports, o site da Red Bull traz conteúdo em formato de artigos e vídeos, sempre focando em agradar o seu público-alvo.
O resultado disso é uma estratégia de Marketing de Conteúdo forte e que potencializa a qualidade dos produtos da marca.
3 – Nestlé
A Nestlé é uma marca gigante na indústria de alimentos que dispensa apresentações. Desde suas receitinhas atrás do rótulo de alguns produtos, até seu site e postagens em redes sociais, a marca entende a importância de unir seus produtos com as necessidades de quem os consome.
Através do site Receitas Nestlé, a marca oferece artigos sobre culinária, aulas, dicas, food lists, quizzes e outros conteúdos, além de convidar as pessoas a enviarem suas próprias receitas para o site.
Esse convite para que as pessoas participem da criação de conteúdo, conhecido também como Conteúdo Gerado pelo Usuário (da sigla em inglês UGC), é uma forma excelente de trazer consumidores para mais perto da marca, aumentando engajamento e interação.
4 – Magalu
O Magazine Luiza impressiona por sua inovação e excelência em campanhas de marketing. A empresa de varejo muito conhecida por suas lojas físicas, foi para o digital não somente como um e-commerce, mas como um grande marketplace.
Através da sua influencer digital, a Lu da Magalu, a empresa investe em Marketing de Conteúdo para se aproximar de seu público-alvo através do Instagram, Twitter e até mesmo no YouTube.
O Canal da Lu no YouTube possui mais de dois milhões e meio de inscritos, com a Lu estrelando vídeos sobre assuntos diversos, sempre de maneira divertida.
Com tantas ações de sucesso em marketing digital, a Magalu é com certeza uma grande fonte de inspiração de Marketing de Conteúdo.
5 – Aff The Hype
A Aff The Hype, a “papelaria grossa”, se destaca por oferecer produtos com mensagens muito diferentes. Ao invés de frases positivas e carinhosas em suas agendas e cadernetas, a marca explora o bom humor utilizando frases como “Dai-me paciência” e “Nada que um tijolo na sua cara não resolva”.
Percebendo que as pessoas estavam comprando e curtindo a ideia, a Aff The Hype foi para o Instagram e começou a criar conteúdo a partir de seus próprios produtos.
Com as ações da “moça do marketing” por lá, que inclusive acabou ganhando sua própria linha de produtos, a marca cresceu e hoje conquista cada vez mais pessoas com o seu bom humor e irreverência. Já são mais de 650 mil seguidores, número esse que aumenta todos os dias.
A Aff The Hype é um excelente exemplo de produto bem mesclado com conteúdo que acaba gerando algo extremamente valioso para as pessoas: diversão.
6 – PetLove
Fundada em 1999, a PetLove é um e-commerce de produtos pet que vem crescendo muito desde sua criação, inovando com serviços de assinatura e outros.
Apesar de dominar 60% do mercado de e-commerce para produtos pet atualmente, a PetLove enfrenta uma concorrência que também vem crescendo muito no meio. Pensando nisso, a marca investe em campanhas de marketing que mostram que ela entende bem o público que está lidando.
O blog da PetLove é constantemente abastecido com conteúdos relevantes sobre o mundo pet, principalmente de cuidados com os animais, dicas e outras curiosidades dos bichinhos.
Sendo uma temática tão vasta, a marca explora bem também as redes sociais, conteúdos em vídeos e podcasts, sempre trazendo conteúdo de interesse para quem ama pets.
O resultado disso é uma marca que sabe conversar e entender seu público, se posicionando de forma relevante na mente de consumidores e potenciais consumidores.
7 – Liv Up
A Liv Up é uma marca que nasceu da preocupação de fazer as pessoas se alimentarem melhor, através de receitas saudáveis e com a utilização de produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar.
O valor que nasceu com a empresa também é passado para o público-alvo da marca, através de suas ações de Marketing de Conteúdo.
O blog da Liv Up procura explorar não somente alimentação e receitas, como também outras atividades relacionadas à saúde, ao bem-estar e à sustentabilidade.
A marca também possui uma área em seu blog dedicada a conteúdos sobre o próprio funcionamento da empresa: quem são os chefs por trás das receitas, sobre seus kits de alimentação e o impacto social que possibilita.
Dessa forma, educando e informando melhor as pessoas que entram em contato com a marca, a Liv Up promove um conteúdo que gera a necessidade nelas de se alimentarem melhor e buscarem uma vida mais saudável.
8 – Nike
O trabalho de Marketing de Conteúdo em 2022 da Nike Brasil é um pouco diferente do tradicional. Como assim?
Em vez de produzir conteúdo por meio de um blog e de materiais ricos, a empresa atua de forma marcante através das redes sociais, principalmente com o conteúdo gerado pelo usuário (CGU).
Uma das iniciativas da marca nesse sentido é o Vem Junto, um sistema online que permite aos usuários participarem de eventos esportivos.
Além de participar nos eventos promovidos por outros membros, você pode também criar seus próprios eventos e compartilhar com todos.
A repercussão de cada curtida, compartilhamento, menção e hashtag de todos os eventos criados por meio do Vem Junto tem a marca da Nike como incentivadora do esporte e da cidadania. É simplesmente genial!
Por fim, a Nike Brasil tem hoje 4 canais no Youtube e 4 páginas no Facebook, além de um perfil no Twitter e no Instagram.
Cada perfil é segmentado de acordo com um interesse: futebol, corrida, etc.
Podemos tirar duas lições da Nike: A primeira é que Marketing de Conteúdo não é só ter um blog e a segunda é que segmentação é fundamental em uma estratégia ampla.
9- Groove
O Groove é um sistema de suporte online criado especialmente para atender a pequenas empresas que não se davam tão bem com soluções mais robustas e conhecidas, como o Zendesk.
Mas como entrar em um mercado tão saturado como o de sistemas de suporte, e ainda oferecendo um serviço simples frente a tantos concorrentes com opções integradas e complexas?
Por meio do Marketing de Conteúdo, é claro! A estratégia do Groove foi criar um blog contando a jornada da empresa de 0 a 100 mil dólares por mês de renda com o serviço.
Isso mesmo, eles contariam abertamente tudo que funcionava ou deixava a desejar na estratégia da empresa, e atualizavam o público conforme a renda mensal aumentasse — ou diminuísse.
O resultado? Eles alcançaram os 100 mil dólares mensais, e traçaram uma nova meta, desta vez de atingir os US$500,000.
Mas, não parou por aí: lançaram mais dois blogs, um sobre atendimento ao cliente e outro sobre o produto em si.
A lição: transparência e criatividade, soma
10- Unbounce
O exemplo da Unbounce é prova de que vale a pena começar o quanto antes a investir no Marketing de Conteúdo. Por quê?
Antes mesmo de ter um produto pronto para vender, os sócios-fundadores passaram 6 meses produzindo e promovendo conteúdo de qualidade, para atrair o público e gerar interesse.
Como fizeram isso? Usando técnicas como guest blogging, eles conseguiram estabelecer relações com líderes da indústria e criar uma boa reputação no mercado.
Assim, quando lançaram o produto já tinham certo reconhecimento, o que ajudou a reduzir — e muito — a barreira de compra.
Só para você ter uma noção, em 16 meses a empresa já tinha atingido 50 mil dólares de receita mensal recorrente, e nove meses depois disso, chegou aos US$100,000 de receita.
O que aprendemos disso? Estabelecer relações com referências no seu nicho de atuação e fazer parcerias com outras empresas são formas excelentes de acelerar o progresso da sua estratégia de conteúdo.
Comece a colocar o Marketing de Conteúdo em prática
Agora que você já viu grandes exemplos de Marketing de Conteúdo em 2022, já deve estar com inspirações suficientes para começar a colocá-lo em prática nas estratégias do seu negócio.
Mas se ainda restarem algumas dúvidas, fale com nosso time de especialistas.
Como você leu neste artigo, trouxemos exemplos de empresas de tamanhos e nichos variados. A intenção é mostrar que, não importa qual é o produto ou serviço que a sua empresa oferece, sempre há espaço para o Marketing de Conteúdo em 2022.
Não é necessário começar com um grande investimento, lidando com todos os canais que existem e tentando dar conta de muitas postagens e artigos ao mesmo tempo.
Procure focar em pequenas ações, iniciando com um blog, por exemplo, e ir aumentando os esforços conforme os resultados chegarem.
O Marketing de Conteúdo em 2022, é às vezes comparado com uma plantação. E não é por acaso. Já que, tal como uma semente, cresce aos poucos e gradativamente. Para colher seus frutos, é preciso paciência, dedicação e cuidado constante.
E se precisar de uma ajuda extra para colocar em prática sua estratégia de Marketing de Conteúdo, fale com a gente. A Connect web marketing quer ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes e fazer você vender mais.
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